UM POUCO DE HISTÓRIA

Posted on 23 julho 2009 - 0 comentários -






ALQUIMIA : A PRECURSORA DA QUIMICA


Após Aristoteles, a Grécia passou por um agitado periodo politico,e gradualmente a cidade egípcia de Alexandria assumiu a liderança cientifiaca da época .Lá , encontraram-se frente a frente a filosofia de grega ,a tecnologia egípcia e as misticas religiões orientais.
Disso tudo nasceu a alquimia,uma mistura de ciência,arte e magia,que floresceu deurante a idade média,tendo uma dupla preocupação :a busca do "elixir da longa vida",que garantiria a imortaliadade e a curadas doenças do corpo,a descoberta de um método de trasmutação de metais comuns em ouro (trasmutação), que ocorreria na presença de um agente conhecido como a "pedra filosofal" .

A procura pelo ouro era motivada por razões econômicas,mas porque ele,com sua resistencia a corrosão ,representava a perfeição divena.Contudo muitos charlatães se aproveitaram de ancenações simulando a trasmutação para enriquecer à custa da boa fé de alguns (ingênuos) adeptos da alquimia.
Na China,as especulações dos alquimistas conduziam ao dominio de muitas técnicas de metalurgia de descoberta da póvora.Os chineses os chenese foram os inventores dos fogos de artíficios e os primeiros a usar a póvora em combate, no século X.
Nenhum dos dois objetivos da alquimia foi conseguido.Contudo muiutos muitos progressos no conhecimento das substâncias provenientes de minerais e vegetais foram obtidos no ocidente e no oriente.prepararam-se substâncias como ,por exemplo ,ácido nitrico (chamado na época de aqua for-tís e ácido sulfurico .
No século XVI , o suiço Theophastus propôs que a alquimia deveria se preocupar-se principalmente com os aspctos médicos em suas investigações .Segundo ele, os processos vitais podias ser interpretados e modificados com o uso de substancias quimcas.Sua contribuição no diagnóstico e no tratamento de algumas doençasfoi digna de nota.

MAS A FINAL O QUE A QUIMICA TEM HAVER COM A MÚSICA?


Eu (josa ) no decorer do curso de quimica que eu faço , observei algums pontos na história da química e que tem algo em comum com a música , no estudo da música em si.
No inico da construção da tabela periodica ,os elementos erão montados em tríades .
Até que em em 1864 Newlands ,um químico inglês nascido em 1837, em Southwark, Londres,obsevou que havia uma relações numéricas entre elementos e grupos de elementos parecidos. Por exemplo, via O = 8, e S como 8 + 8 (hoje o oxigênio é considerado 16, o enxofre 32, em números redondos), e assim vai. Newlands publicou uma tabela dos elementos conhecidos onde cada oitavo elemento parecia com o primeiro, e isso acabou virando a famosa "lei das oitavas", em analogia com a escala musical.



"A única relação entre a Química e a Música é que ambas dependem da criatividade de quem as estuda. Podemos dizer, então, que a teoria Química também é uma forma de arte."

Dimitri Mendeleev (1834-1907)



There has been 0 Responses to 'UM POUCO DE HISTÓRIA' so far

Leave a Reply